sábado, 2 de maio de 2020

Faleceu Maria Lucília Reis Rodrigues - Caluquembe

21-12.1936 a 1-04-2020


Um mês. Sim...faz hoje um mês que a minha mãe faleceu. Só agora consegui vir até aqui para fazer-lhe esta pequena homenagem.

Querida mãe, acredito que no lugar lindo onde estás, vás dar uma boa gargalhada com o que escrevo sobre ti, sobre mim, sobre nós.
Sabes quantas vezes me chamavas durante o dia??? E quando anoitecia???? 10 vezes??? 20 vezes???30 vezes??? 40 vezes???talvez um pouco mais. Até adormeceres querias sempre alguma coisa. Tudo menos sopa que a tua filha Elisabete fazia com tanto amor e carinho. Das 19:00 ás 20:30, eu e os nossos gatos, a Duna e o Shalom, aproveitávamos a relaxar, pois tu ficavas tranquila e muito calminha com a visita da tua filha Graça. Por estranho que pareça, não lhe pedias nada. Ela dava-te o iogurte que tu comias sem reclamar, ao contrário do que fazias comigo. Assim que a tua filha Graça ia embora, começava de novo a festa: 

PPIILLIICCCO
......

vezes sem conta chamavas pela tua Pilico. Tantas que comecei a não gostar da alcunha que o meu pai me deu quando criança e que ficou para o resto da minha vida. O que querias??? Rebuçados, goiabada, fiambre, os croquetes do Sr. Martinho, etc etc tudo o que um diabético não pode nem deve comer. Quando não me chamavas para comeres, chamavas para procurar o telemóvel, o telefone, o comando da televisão que quase sempre estavam na tua mão ou muito perto de ti. Todos os dias tomavas o calmante para dormires. Sabes quantas vezes me perguntavas se já o tinhas tomado??? 10 vezes????? Eu respondia:

 JJJÁÁÁ 
 ou
 SSSIIIMMM


Gafanhotos ???

Pouco antes de nos deixares, à força querias comer gafanhotos. Fiz-te a vontade, mas enganei-te.😀😀😀 dei-te camarão. Saboreaste o petisco dizendo que estava muito bom. No momento deves ter revivido o tempo, em que os gafanhotos te matavam a fome. Como foste CHATINHA querida mãe. Sabes que até a tua amada gata, a  Duna reclamava???

Tudo isto durante 2 anos, desde que o teu amado Jorge partiu.

De início não eras tão chata, pois entretias-te com o facebook. Aos poucos foste largando este passatempo até não conseguires dar conta dos comandos do teu tablet. De uma coisa te podes orgulhar: há quase dois anos que nada publicas ou partilhas, mas continuas a ter dezenas de likes . Porquê??? porque tu eras

 A M O R


facebook ....

Lembras-te quando fizeste anos? Por coincidência quando apagaste as velas, alguem atirou foguetes. A tua Pilico, sabia o quanto te orgulhavas de ser a vedeta da praceta. Tal como aconteceu com os gafanhotos, uma vez mais a tua Pilico enganou-te.😀😀😀   Disse-te que tinha sido o sr Martinho quem mandou atirar os foguetes. Pura e ingénua, uma vez mais acreditaste na tua Pilico. Como ficaste feliz com o "gesto" do sr. Martinho. Durante dias não falavas noutra coisa.

De repente, 2 dias antes de ires para o hospital, tudo mudou. Evitavas chamar-me e quando o fazias pedias desculpa, dizias obrigada. Foi a partir daí que me deixaste preocupada. Quando entrava no teu quarto, estavas serena e a conversar sempre com alguem, mas ninguém estava contigo. Por vezes conversavas em umbundo, a língua da tua amada terra, outras vezes em português. De tudo isto, o que mais me marcou, foi quando perguntavas, onde estavam as meninas. Que meninas perguntava eu. Tu respondias: as meninas estavam sentadas uma de cada lado da cama, tu entraste e elas foram embora. Porquê que as meninas foram embora??? repetias tu a pergunta.
 Querida mãe, não sei quem eram as meninas, mas quero acreditar que elas estiveram sempre a teu lado e que te acompanharam até onde estás agora. Essas meninas fizeram o que as tuas filhas estavam impedidas de fazer. Por causa do maldito vírus, não nos foi permitido estar a teu lado quando partiste.

Agora querida mãe Lucilia Rodrigues, sabes o que mais desejava neste momento? Ouvir a
 tua voz a chamar:

PPPPPIIIIIILLLLLLLLLIIIIIIICCCCCCCOOOOOO

Sei que tu sabes, que tinhas muitos amigos. Sei também que tu sabes, que embora não lhes fosse permitido irem ao funeral, eles estavam contigo, comigo e com todos nós.


Lucilia no seu melhor

Espero que tenhas gostado da musica que acompanhou o teu funeral. Durante anos ouviste e obrigaste os vizinhos a ouvir, pois fazias questão de abrir a janela da varanda para que todos ouvissem a musica da tua terra, a partir da tua pequena coluna de som.



Leonel Simões




Joca Rodrigues

Para ti querida mãe, agora acabaram as saudades,
Vás para onde queres, ficas onde queres e sei que uma boa parte do teu tempo é para mim, como tambem sei que esse tempo é eterno.

Até já ...



7 comentários:

  1. Obrigada querida. Vou guardar para sempre esta linda homenagem.❤
    Saúdades dela...🙏🌠💕
    Saúdades de te poder abraçar...
    Coragem.
    Estamos á conta...de Deus.🙏🙏🌈

    ResponderEliminar
  2. Obrigada querida. Vou guardar para sempre esta linda homenagem.❤
    Saúdades dela...🙏🌠💕
    Saúdades de te poder abraçar...
    Coragem.
    Estamos á conta...de Deus.🙏🙏🌈

    ResponderEliminar
  3. Obrigado por partilhar essa bonita homenagem. Recordaremos ainda com mais carinho a sua mãe. Coragem e agorafelicidades para a vida que segue para quem ca fica.
    Do o irmao da Fatinha (vizinha da frente) : tudo de bom para si. Renato Antunes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Renato, pelas suas palavras e pelo carinho e paciência que dedicou à minha mãe no Café do Sr. Martinho.

      Eliminar
  4. Minha prima entenda que há transmissão de pensamento.
    O meus sinceros sentimentos.
    emundo teu primo de angola.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrihada meu primo. Ela nunca se esqueceu de ti. Um grande abraço

      Eliminar

Mensagens populares