Mostrar mensagens com a etiqueta Videos. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Videos. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Regresso ao passado em Caluquembe

 

Pretendo nestas páginas, partilhar as  filmagens feitas pelo meu avô,(1950/1970) José Maria Rodrigues, com todos os que viveram, vivem,  e amam esta terra.

 

Quem não se lembra do Hospital de Caluquembe da Missão Evangélica e do pessoal que lá trabalhava?

 

Filmado pelo meu avô José Maria Rodrigues na década de 50.

E quem não se lembra da Missão de Santiago, do padre Otto, padre Luis, padre Casimiro, padre Miguel, padre Victor etc… e das irmãs que nos davam a catequese?

 

imageEscola Primária Paiva Couceiro – Foto J. Melo

 

 

 ANGOLANO

 

Ser angolano é meu fado e meu castigo

Branco eu sou e pois já não consigo

Mudar jamais de cor e condição

Mas, será que tem cor o coração?

 

Ser africano não é questão de cor

É sentimento, vocação, talvez amor.

Não é questão, nem mesmo de bandeiras,

De língua, de costumes ou maneiras...

 

A questão é de dentro, é sentimento

E nas parecenças doutras terras,

Longe das disputas e das guerras

Encontro na distância esquecimento.

 

Neves Sousa



 



Videos de autoria de José Maria Rodrigues

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Sabor de Maboque de Dulce Braga

image

 

Dois meses depois da revolução portuguesa dos cravos (25 de Abril de 1974) uma jovem nascida e criada no coração de Angola, passa como de costume, suas ultimas férias escolares no verão europeu. Foram três meses de prenúncio, do rebuliço que sua vida seria dali em diante. Com o fim das férias e consequente retorno para a ainda colônia angolana, ela se vê vivendo e temendo por seu grande e primeiro amor, pelos seus amigos, pela sua confortável situação sócio econômica, no epicentro do rodamoinho da guerra civil angolana. É um relato verídico, quase um diário, das perdas, das dores, do medo, da angústia, da luta pela sobrevivência, do desespero e de todas as demais mazelas que as guerras invariavelmente injetam em todos os seus participes, ativos ou passivos. Um ano depois de sua chegada ao Brasil, país para onde fugiu a menos de dois meses do dia da independência de Angola (11 de Novembro de 1975), ninguém mais notava ser ela uma estrangeira. A perda do sotaque juntamente com a hibernação de toda a sua infância e adolescência, foi a maneira pragmática que inconscientemente usou para não ser questionada sobre sua origem e não mexer nas feridas que começavam a cicatrizar. Trinta anos depois o personagem por ela adotado para viver no novo país, que tão carinhosamente a recebeu, dá sinais de esgotamento e como uma árvore sem raízes reclama por elas, para que possa continuar ereta. Essa reivindicação do seu âmago, juntamente com um velho pedido de seu marido e seus filhos para que escrevesse sua experiência de vida, desencadearam um processo de resgate das memórias olfativas, gustativas, sonoras, visuais, emocionas... A erupção desse enorme vulcão, provoca uma profunda catarse e finalmente ela dialoga em paz com o seu pedaço por tantos anos amortecido.

 
 

 
 
 
 
 
Saiba mais clicando aqui

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Criadores de gado na Huíla solicitam tanques banheiros


Arão Martins | Caluquembe - 03 de Janeiro, 2012
image
Grande parte da população da região vive da agricultura e da criação de gado.Criadores de gado bovino e caprino no município de Caluquembe, a 180 quilómetros a norte da cidade do Lubango, província da Huíla, pediram, na semana finda, a reabilitação do tanque da aldeia de Calonali.
O criador de gado Marcelino Tchilombo disse que o tanque é de referência e atendia o gado bovino oriundo das localidades de Calonali, Etete, Caloningui, Betania, Cassapa, Vandongo, Noni,  Calepi e Tchienguengue.
Marcelino Tchilombo, em nome dos criadores de gado bovino e caprino da região, pediu a reabilitação do reservatório de água, da balança e da manga de vacinação de gado, situados na aldeia.
A manga de vacinação e o tanque da localidade de Calonali são dos maiores da região norte da província da Huíla. Foram construídos em 1959 e assistem mais de mil cabeças de gado por dia.
O tanque está sob a responsabilidade da administração municipal de Caluquembe, que através da secção local de veterinária assiste o gado vindo de diversas localidades.Marcelino Tchilombo acrescentou que, devido à guerra civil, as infra-estruturas ficaram inoperantes, impedindo o tratamento do gado de maneira apropriada.
O criador de gado António Cambiça, da aldeia de Kussuka, possui 200 cabeças de gado bovino. Segundo ele, tem encontrado muitas dificuldades para cuidar o gado, por não ter um tanque. A inoperância do tanque, da balança e do reservatório preocupa os criadores, já que os animais contraem doenças de pele. “É importante a reabilitação do tanque, para que o tratamento do gado seja um facto na localidade”, alertou.
O administrador municipal de Caluquembe, Emílio Tchitacumbe, garantiu que tem estado a desenvolver acções no domínio da Educação, Saúde, Agricultura, no quadro do programa de Combate à Fome e Pobreza, em curso no país. Afirmou que as obras planificadas em 2011 foram executadas com êxito. Indicou como prioridade a construção de escolas, centros de saúde, reabilitação de vias secundárias e terciárias e a abertura de mais furos de água.
Emílio Tchitacumbe adiantou que para 2012 várias acções  de impacto social vão ser desenvolvidas, onde inclui a reabilitação de tanques banheiros para o gado bovino.
Fonte:Jornal de Angola

Tanque banheiro construído na década de 50 por Jorge Rodrigues na aldeia de Catxalunga – Caluquembe.

 

As  imagens deste vídeo são de 1974.

Mensagens populares