sexta-feira, 8 de julho de 2011

Hospital do Caluquembe em reabilitação

 

Hospital do Caluquembe tem capacidade para internar centenas de doentes. O hospital de Caluquembe, Huíla, vai, em breve, ser reabilitado e reequipado com meios modernos, disse, na quarta-feira, à imprensa, Diniz Marcolino, reverendo da Igreja Evangélica Sinodal de Angola, proprietária do    estabelecimento.           

                    Fotografia: Arão Martins | Lubango

A reabilitação do hospital, com capacidade para internar 240 doentes, declarou, enquadra-se no projecto de recuperação de todas as infra-estruturas missionárias da Igreja Evangélica Sinodal de Angola (IESA), que tem o apoio do Executivo.
O hospital, referiu, já beneficiou do apoio das autoridades provinciais, que instalaram um novo equipamento de laboratório, raio X e de frio, além de novas camas, lençóis e mobiliário de escritório.
No quadro do programa de Intervenção Municipal, o estabelecimento recebe, periodicamente, medicamentos. Diniz Marcolino disse que uma equipa das Obras Pública já fez os estudos necessários para as obras de reabilitação e que o projecto está bastante adiantado.
O hospital vai ter, a partir de Agosto, um cirurgião residente, anunciou, lembrando que chegou a ter cinco médicos.Depois de 1994, deixou de ter médicos residentes e passou a funcionar com paramédicos, enfermeiros e médicos visitantes.
O reverendo anunciou também a recuperação de casas de apoio aos serviços médicos nas localidades de Caienje e Calonhoha.
A reabilitação do hospital de Caluquembe, disse, resulta de um projecto de recuperação de todas as missões da então Igreja Evangélica no Sudoeste de Angola, que foram destruídas durante o conflito armado.
“Este é um mega projecto, que inclui as missões de Sussangue, Jamba, Cassua, Ebanga e Lomolo, na província de Benguela, e as de Catala e Nondumbo, na Huíla”, afirmou.
Universidade Teológica
Membros da Igreja Evangélica Sinodal de Angola analisam, entre os dias 26 e 30, a possibilidade da criação de uma Universidade Teológica. A transformação da escola de enfermagem de Caluquembe em Instituto Médio de Saúde também vai discutida pelos 1.200 delegados oriundos de várias províncias,  mas também do resto de África e da Europa.
Diniz Marcolino disse que, com o apoio do governo provincial, estão criadas já as condições de alojamento, transporte e do local que onde se realiza o encontro.
O Sínodo geral a decorrer sob o lema “Com Cristo, por Cristo e para Cristo, conquistemos Angola com fé, esperança e amor”, vai culminar com a consagração de 21 novos obreiros

 

Fonte

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens populares