quinta-feira, 23 de junho de 2011

Pescadores de Caluquembe recebem artigos de trabalho

 

  Administrador municipal de Caluquembe Fotografia: Domingos Mucuta|lubango

 

Os pescadores do município de Caluquembe receberam, no fim-de-semana, das autoridades locais, vários utensílios de trabalho, no âmbito do programa do Executivo de fomento da pesca artesanal e de combate à pobreza.

No total, receberam mil anzóis, 400 chumbos, sete redes e igual número de rolos de linha de pesca, 15 pares de botas e três bóias.

O responsável da secção municipal da Agricultura disse, ao

   

Jornal de Angola, que, além disso, os camponeses associados das aldeias de Calonhoha, Caloningui, Betânia, Calonali, Cue I e II, Sector da Vila Branca, Tchitupi e Lomba receberam alfaias agrícolas.

Joaquim Tchiculumula anunciou estar na forja o crédito de campanha, que vai dar novo impulso à produção agro-pecuária e aumentar o cultivo e as colheitas de bens alimentares.

O administrador de Caluquembe referiu que o hospital municipal vai ser ampliado, tendo em vista a melhoria da assistência médica.

Emílio Tchitacumbi afirmou que as principais doenças no município são a malária, a tuberculose e diarreias agudas e o centro de saúde atende, por dia, 60 pessoas.

O município tem previsto, para este ano, a construção de escolas de oito salas nas comunas de Calepi e de Ngola e nos sectores de Vila Branca, Cue I e II e na sede do município. A construção de sistemas integrados de água, tanques banheiras e mangas de vacinação e a abertura de furos de água, referiu, são obras em curso no município.

O sector da saúde está reforçado com fármacos e materiais gastáveis, adquiridos pela administração municipal.

O administrador elogiou o nível de assistência prestada pela unidade hospitalar da Igreja Evangélica Sinodal de Angola (IESA), que além de Caluquembe atende pacientes dos municípios de Caconda, Chicomba, Quilengues, Cacula e Matala.

 

Fonte

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens populares