sábado, 29 de março de 2014

REGRESSO AO PASSADO

 

Untitled-2 copy 

REGRESSO AO PASSADO

Sonhei que era criança,
Alegremente corria pelo sertão,
Entre cubatas feitas de nada.
Corria com toda a confiança,
Pela terra vermelha daquele cantão,
Linda terra por Deus abençoada.
Entre montes e serras em desalinho,
Brincando e cantando entre a poeira,
Com os companheiros da minha infância.
Um pau entre as pernas, fazia de cavalinho,
Pulava e corria sempre na brincadeira,
Tendo nos amigos, inteira confiança.
Cresci assim, na simplicidade da vida,
Levava no pescoço a fisga pendurada,
Os bolsos cheios de arredondadas pedrinhas
E no coração a verdadeira amizade sentida.
Com a atenção necessária à grande caçada,
Caminhava entre arbustos de folhas verdinhas.
Amigos de infância, com a pele de outra cor,
Companheiros da minha passada juventude,
Caminhávamos lado a lado sem distinção,
Por caminhos de terra vermelha com amor.
Crescemos juntos, com a mesma atitude,
Angolanos de nascimento como condição.
Já crescidos, mantivemos a nossa amizade,
De amigos e irmãos nascidos naquela terra.
Aquele povo humilde a quem dava a mão,
Sempre que sentisse alguma dificuldade,
Até ter aparecido nas nossas vidas a guerra,
Que talhou lamentos e fissuras na bela união.
Hoje, ainda pergunto ao senhor do tempo,
Pelo irmão que comigo cresceu e viveu.
O tempo responde-me com um lamento,
Entre o compasso do tempo e contratempo,
Que o meu amigo de infância já morreu,
Levando a nossa infância no pensamento.


Carlos Cebolo

Radio  Global

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens populares