«Somos de uma Terra que tem um Símbolo, único. Acompanhou-nos ao longo de várias gerações. Já lá estava quando se chegou. E já passaram alguns séculos. Temos um símbolo que nunca exigiu nada. Bastava estar no seu parque de Cangandala. A guerra voltou, a ignorância prevaleceu e o símbolo quase quase desapareceu. Há gente que diz que já o viu, há gente que dia que não mais o tornou a ver, há gente que mantem a esperança de um dia o rever, pleno de vida…e não só desenhado nas dignas representações da Terra. É com esta esperança de um dia o voltarmos a ver, pois a outra nos diz que a a Nossa Palanca está lá, apenas não se deixa ver, e … por isso nos resta mostrarmos, nós, o grande amor, que temos por ela, e ao mesmo tempo que fazemos o nosso acto de contrição, a damos a conhecer a toda a Humanidade, da qual é um património valiosa que tem definitivamente ser protegido por Todos. A sua originalidade não se fica pela sua raridade, mas fundamentalmente por ser símbolo, também, de uma Terra Única: ANGOLA. E o seu valor é universal, sendo natural de Malanje».
José Manuel da Cruz Vaz Jacinto
A ideia de propor a classificação da PALANCA NEGRA a Património da Humanidade partiu de José Jacinto, no Grupo Angola em Portugal; Portugal em Angola, e teve o apoio do Grupo kamussel, ambos do Facebook, por se tratar de um animal com sérias ameaças, extremamente belo e elegante e fortemente associada a Angola.
Citando o «Ecos de Malange»:
•1 O que é a Palanca Negra Gigante? A palanca negra gigante (Hippotragus Niger Variani) é uma subespécie endémica de Angola que só existe na província de Malanje.
•1 O que é a Palanca Negra Gigante? A palanca negra gigante (Hippotragus Niger Variani) é uma subespécie endémica de Angola que só existe na província de Malanje.
•2 Existem outras espécies de palancas? A vermelha (roan), que tem apenas uma raça, ou sub-espécie. E a preta (sable) tem quatro raças: a palanca comum, a kirk, a shimba e a gigante (Angola).
•3 Como pode ser reconhecida? A Palanca Negra Gigante mede de 1,90 a 2,50 metros e pesa entre 200 e 270 quilos. É reconhecida pelo tamanho dos seus belos chifres (o recorde do mundo é de 1,62 metros) que são a sua melhor arma de defesa e de ataque, longos e paralelos, curvados para trás. Há outros sinais visíveis tais como não ter uma faixa branca no focinho.
•4 Quem a descobriu? Frank Varian, em 1909, um engenheiro belga que trabalhava nos caminhos-de-ferro de Benguela. Graças aos seus cornos distintivos, é considerado como o mais belo e nobre de todos os antílopes.
•5 Onde pode ser encontrada? ?É dos grandes mamíferos mais raros do mundo, com uma distribuição geográfica muito restrita. Em Angola só pode ser vista em dois locais: o parque de Cangandala e a Reserva do Luando, ambos na província de Malanje. Nunca foi confirmada a sua presença fora destes locais. E nunca foram exportados quaisquer exemplares vivos de palancas negras gigantes para outras reservas, centros de reprodução ou jardins zoológicos.
•6 Desde quando foi considerada uma espécie protegida? A palanca negra gigante está incluída, desde 1933, na lista de espécies sob protecção absoluta (Classe A) ?pela Convenção para a Protecção da Fauna e Flora Africana. Está também listada pela CITES (Convenção Internacional para o Intercâmbio de Espécies Selvagens de Fauna e Flora) e na Lista Vermelha da IUCN como uma espécie “criticamente ameaçada”.
•7 O que se está a fazer em Angola para a proteger? Foi criado o Santuário da Palanca Real em 1938, depois elevado à categoria de Reserva Natural Integral do Luando em 1955. Dois anos depois, para protecção adicional contra a caça furtiva, foi estabelecida uma multa de cem mil dólares pelo abate de cada animal. Após a descoberta de manadas de palancas na área da Cangandala criou-se, em 1963, a Reserva Natural da Cangandala que, em 1970, foi declarada como um Parque Nacional.
•8 Quais são os principais hábitos da espécie? A palanca negra gigante vive em terrenos arborizados, em “haréns” de 10 a 30 animais, com um macho dominante ou em grupos celibatários de machos, sempre junto a cursos de água permanentes. O seu período activo ocorre durante o início da manhã e ao cair da tarde. Alimenta-se de ervas e folhas.
•9 Quem são os seus inimigos? Os seus principais predadores são a hiena, o leão e o leopardo. Mas o pior de todos é, sem dúvida, o homem. Por ter sido caçada até à exaustão chegou a julgar-se que a espécie já estava extinta.
•10 Quando é que pode ter crias? A palanca negra gigante atinge a maturidade sexual entre os 2 e 3 anos de idade. O período de gestação é de 9 meses. Na estação húmida a fêmea gera uma cria que desmama aos 8 meses. A mãe mantém-a escondida durante os primeiros dez dias de vida
Sem comentários:
Enviar um comentário