quarta-feira, 6 de julho de 2011

Sede municipal de Caluquembe tem mais infra-estruturas sociais

 

 

Infra-estruturas sociais construídas de raiz e outras reabilitadas, no quadro dos programas de intervenção municipal e de combate à fome e à pobreza, foram inauguradas, no sábado, na sede do município de Caluquembe, pelo governador da Huíla.

        Governador Isaac Maria dos Anjos inaugurou

              vários empreendimentos na localidade

                                Fotografia: Arão Martins

Ao todo, são cinco casas sociais, uma escola do ensino secundário do segundo ciclo, um espaço para velórios e mortuária e a sede da administração municipal.

As obras de reabilitação e construção das novas infra-estruturas, executadas por empresas de construção civil locais, vão beneficiar os mais de 200 mil habitantes do município.

Isaac dos Anjos inaugurou, igualmente, dois pontos de água, no Lomba Alto e no mercado paralelo de Alemanha, arredores da sede municipal de Caluquembe.

Os dois furos, equipados com bombas eléctricas, painéis solares, tanques de lavar a roupa, alpendres de vedação e uma estrutura elevada para o suporte do tanque com capacidade de bombear 20 mil litros por hora, foram construídos no quadro do programa “Água para Todos”.

O administrador municipal de Caluquembe referiu que, aos poucos, o governo provincial está a minimizar os problemas sociais, com a construção de projectos, no âmbito do Programa Integrado de Combate à Fome e à Pobreza.

Emílio Tchitacumbe lembrou que, dentro do mesmo programa, estão a ser construídas duas escolas, de seis salas, nas localidades de Campwena Dois e Cuilo e três sistemas integrados de água nas localidades de São José (sede de Sandula), Vatuco e Vila Branca.

No âmbito do mesmo programa, decorrem obras de reabilitação e ampliação, em fase de construção, na escola Amílcar Cabral e foram adquiridos equipamentos agrícolas, entre os quais alfaias, que vão brevemente ser entregues aos camponeses.

Ao mesmo tempo, está a ser terraplanada a estrada que liga a sede do município à comuna do Calepi, com uma extensão 30 quilómetros.

O administrador anunciou que vão ser construídas cinco latrinas públicas e um parque infantil, na comuna sede e na localidade de Calepi, na província da Huíla.

Combate ao analfabetismo

O governador da Huíla recordou que o objectivo do Executivo é continuar a combater o analfabetismo e integrar, em pouco tempo, as crianças que se encontram fora do sistema normal de ensino.

O governo provincial, garantiu, vai proporcionar às populações um serviço de saúde de qualidade, com a construção de hospitais, centros de saúde e postos médicos e o reforço de recursos humanos.

Em toda a província, afirmou, estão a ser construídas novas infra-estruturas sociais e distribuídos instrumentos de trabalho.

 

Fonte

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens populares