sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Reinauguração do magistério primário de Caluquembe foi destaque

Lubango - A reinauguração das instalações do Magistério Primário, afecto à Igreja Católica, no município de Caluquembe, província da Huíla, pelo ministro da Assistência e Reinserção Social, João Baptista Kussumua, marcou a semana noticiosa social.

A infra-estrutura reabilitada comporta nove salas de aula, gabinetes do director e sub-director, sala de professores, lavabos, entre outros compartimentos, cujo funcionamento é assegurado por 29 professores, entre efectivos e colaboradores.
No presente ano lectivo, frequentam 917 alunos no regime interno e externo e que passarão a estudar em melhores condições de comodidade.
A Missão Católica de São Tiago foi fundada e inaugurada pelo Padre Sueco Otto Balmer, em 1962.
Já o secretário da Associação Nacional dos Enfermeiros, na Huíla, Joaquim Manuel, considerou, na cidade do Lubango, ter havido "grandes" melhorias no sector da Saúde e no desempenho da classe, graças às políticas em execução pelo Executivo nos últimos 14 anos.
Falando à Angop, no quadro das celebrações do Dia Internacional do Enfermeiro assinalado na quinta-feira passada, apontou avanços “significativos” no sector como a melhoria das condições de vida e de trabalho dos enfermeiros, permitindo-lhes trabalhar em melhores condições.
A semana noticiosa ficou ainda marcada com o anúncio do Instituto Nacional de Habitação na Huíla do início de um processo de cadastramento e renovação de contratos de imóveis habitacionais do Estado, informou, no Lubango, o seu director, Muhatily Pinto Durão.
Em declarações à Angop, para se pronunciar do estado actual do sector, na Huíla, o responsável disse que a intenção é actualizar a cifra real das habitações que se encontram sob controlo do Governo, uma vez que há 15 anos que não se efectua um registo.
Serão registados e renovados os contratos, numa primeira fase, segundo Muhatily Pinto Durão, as residências existentes na cidade do Lubango, atendendo a densidade populacional da mesma.
No domínio sanitário, foi noticiado a queda de mortes por tuberculose no Hospital Sanatório do Lubango, província da Huíla, de 84, no primeiro trimestre de 2015, para 70, no período homólogo deste ano, fruto da melhoria na assistência e da colaboração dos pacientes ao tratamento.
Ao falar à Angop, o director clínico da referida unidade hospitalar, Lourenço Kotele, disse que as mortes registadas constam de um total de 486 casos diagnosticados, com uma redução de 295 em relação ao igual período anterior.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens populares