sábado, 28 de setembro de 2013

38 ANOS PASSADOS SOBRE O FALECIMENTO DE JOSÉ MARIA RODRIGUES

 

 

8

Passaram 38 anos no dia 26 de setembro de 2013 que, quase no final da manhã de 26.setembro.1975, José Maria Rodrigues nosso Pai, Avô, Bisavô, ascendente ou Tio ou amigo, “partiu”…após três semanas de internamento na então casa de saúde do sindicato (hoje maternidade pública) no Lubango (antiga Sá da Bandeira).
O seu velório teve lugar na casa mortuária inserida na Sé Catedral do Lubango. Era quase inacreditável o triste acontecimento. E na cidade, afinal na Angola inteira, viviam-se tempos muito difíceis em q quase tudo estava a colapsar em termos de estruturas económicas, comerciais, administrativas, de abastecimentos e sobretudo de falta de segurança e de assistência médica o que fez agravar o seu mal sem alternativa de procura de outro centro médico.
Recordemos sempre o nosso ente querido, esse Homem muito grande, q no dia seguinte ao seu passamento foi a sepultar ainda com muita gente presente não obstante a situação, entre familiares, amigos e conhecidos, no cemitério chamado novo do Lubango. Só se pôde fazer uma campa sumária até porque a permanência da mulher (Irene) e filhos (Gino e Júlio) no Lubango só foi possível durante mais duas semanas e meia sobre o infausto acontecimento (isto é, até 13 de outubro de 1975). Porém, a campa definitiva q ainda hoje perdura, e que está localizada quase próximo a uma entrada do cemitério, embora precisando de renovação (o q é muito difícil), foi mandada construir depois por uma prima, sobrinha do falecido, Maria de Lurdes Rodrigues Teixeira q vive no Lubango a quem muito ficámos a dever por lhe ter proporcionado uma sepultura condigna, o que queremos hoje aqui registar e sublinhar. Esse túmulo pôde ser visitado pelo filho (Júlio) várias vezes aquando da sua viagem ao Lubango em jan.2003 e em jan.2013 e conseguiu q fossem reparados, mais ou menos, pequenas estragos do tempo (foto caída, partes e jarras partidas, etc.) e aplicada uma lápide identificadora (2003) em granito polido, q não existia originalmente.

JHR

Mensagens populares