sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Cafeicultores de Caluquembe esperam boa colheita

Hostel Vending Portugal

 

No município de Caluquembe, província da Huíla, os cafeicultores esperam durante a campanha agrícoladeste ano colher cerca de 1.200 toneladas de café, segundo revelou Joaquim Chiculumula, chefe da secção municipal de Agricultura à agência angolana Angop.

Projectando a colheita que se avizinha, Joaquim Chiculumula pensa ser posssível colher cerca de 500 toneladas de café arábica, igual quantidade debourbon amarelo e vermelho e 200 toneladas da variedade robusta. O café foi plantado numa área de 365 hectares, nas localidades de Calepi, Caholola e Dendeli, envolvendo no total mais de 20 famílias.

O município de Caluquembe, situado a 220 quilómetros da cidade do Lubango, tem recebido ao abrigo do programa de desenvolvimento agrário, sementes e instrumentos de trabalho, o que tem como efeito imediato o aumento da produção. Um outro aspecto de fulcral importância prende-se com a receptividade com que o produto tem sido acolhido no mercado, em especial no Lubango e nas províncias de Benguela e Luanda, através de parcerias estabelecidas com empresários locais.

Joaquim Chiculumula, apesar de não quantificar a quantidade de café colhida em 2010 disse que ela tem aumentado significativamente realçando "A produção vai aumentando ano após ano, fruto do dinamismo que está a ser empreendido pelo instituto, o que está a incentivar os cafeicultores a produzir cada vez mais café".

Depois da noticia da reactivação da produção de café em Benguela, esta é mais uma boa noticia que chega de um país irmão que tenta retomar o seu lugar no panorama

Mensagens populares