sexta-feira, 1 de julho de 2011

Mundo rural–Caluquembe

 

Cartas do Leitor

01 de Julho, 2011

 

Caluquembe está a renascer em todos os aspectos.

Temos escolas, centros de saúde e apoios para a agricultura. A nossa terra foi sempre um grande celeiro que dava de comer a muita gente. Mas aos poucos fomos obrigados a abandonar os campos e houve tempo em que tudo o que consumíamos era trazido pelas autoridades.

Felizmente que esse tempo passou e hoje tenho a certeza de que na nossa terra todos têm comida, nem que seja pouca.

E o mais importante é que o milho, o feijão e os legumes são produzidos por nós, nas nossas lavras, com o apoio das nossas associações e cooperativas.

A evolução que se verificou nos últimos anos em Caluquembre é visível em todos os cantos do país. Basta ler o Jornal de Angola para percebermos que em todas as regiões, na mais pequena aldeia e nos municípios, há uma aposta forte na produção agrícola.

Onde antes as populações estavam à espera que chegasse a fuba e o arroz, hoje há campos cultivados e colheitas fartas. Produzimos para vender e ainda ficamos com algum dinheiro para os nossos gastos.

O crédito agrícola foi a melhor coisa que o Executivo fez pelos camponeses.

Aqui em Caluquembe só faltam mesmo boas lojas onde o povo possa comprar produtos de primeira necessidade.

O resto está a andar. Os nossos filhos têm escolas, temos centros de saúde a funcionar bem e as vias facilitam o escoamento dos produtos do campo. Isto sim, é reconstrução nacional.

 

Eyala José | Caluquembe

 

Fonte

Mensagens populares