sábado, 2 de julho de 2011

Administração investe em escola que vai acolher mais de 400 alunos

 

Caluquembe – Quatrocentos e 80 alunos vão estudar numa escola de 12 salas de aula a ser inaugurada sábado, em Caluquembe, num investimento de 54 milhões e 856 mil kwanzas.

A escola tem ainda dois gabinetes, sala de professores, três lavabos, pátio e campo polivalente.

Enquadrado no programa integrado de desenvolvimento rural e combate à fome e à pobreza, as obras tiveram a duração de 12 meses e estiveram a cargo de um empreiteira nacional.

Em entrevista à Angop, o administrador municipal de Caluquembe, Emílio Alexandre Tchitacumbi, disse ser um projecto da administração para o sector da Educação, numa altura em que estão a ser construídas duas outras escolas de seis salas, cada uma, nas comunas de Negola e Calepi.

Disse que a administração pretende ainda reabilitar outras três escolas na sede e na localidade da Vila Branca, cujas dimensões serão discutidas em conselho do município.

Emílio Alexandre afirmou que o município vai contar com 284 infra-estruturas escolares onde estão matriculados 53 mil e 344 alunos.

Ainda no sábado, o governador provincial da Huíla, Isaac dos Anjos, procederá a inauguração de cinco casas económicas para funcionários públicos, cuja execução ficou orçada em 25 milhões e 649 mil kwanzas, assim como de uma morgue municipal.

O município de Caluquembe dista a 220 quilómetros da cidade do Lubango e tem 247 mil e 179 habitantes. A localidade ocupa uma área territorial de quatro mil e 240 quilómetros quadrados, com três comunas: Negola, Calepi e Sede.

 

*********************************************

 

Governador exorta camponeses a aumentarem produção

 

Caluquembe – O governador da Huíla, Isaac dos Anjos, recomendou hoje, sexta-feira, na comuna de Calepi, a cerca de 30 quilómetros da sede municipal do Caluquembe, a população camponesa a reforçar a produção agrícola para ajudar o Governo a acabar com a pobreza nas zonas rurais.

Falando no encontro com as autoridades tradicionais da comuna, o dirigente disse ser necessário que as famílias camponesas que residem naquela localidade aumentem a extensão dos campos agrícolas.

Isaac dos Anjos explicou que o Governo implementou o Programa Integrado de Desenvolvimento Rural e Combate à Pobreza na perspectiva de proporcionar um nível de vida saudável e confortável à população, acrescentando que os resultados até agora alcançados são satisfatórios, principalmente no interior da província da Huíla.

Disse estar satisfeito com a retomada da produção de café, abacaxi, banana e amendoim, e apelou aos camponeses que diversifiquem as culturas para melhorar a dieta alimentar e aumentar a produção.

“Deve-se apostar na produção de laranja, tangerina e outros citrinos, pois a localidade é fértil para o efeito e é nesta perspectiva que o Governo quer a colaboração da população para terminar com a fome e passar para a fase de desenvolvimento”, sublinhou o governante.

Lembrou aos sobas que o Governo, através do Programa de Combate à Pobreza, está a construir, no município de Caluquembe, escolas, postos médicos e residências para funcionários públicos e outras infra-estruturas sociais e económicas.

Isaac dos Anjos, que se encontra no município do Caluquembe para uma visita de trabalho, vai proferir, sábado, uma palestra como o tema “A opção de desenvolvimento económico e social”.

 

Fonte

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens populares